sexta-feira, agosto 15, 2008

Faculdade de moda do DF abre espaço para trabalho experimental de estilista-pedagoga

A faculdade de moda da Itec/AD1 promove uma série de cursos e palestras durante o semestre para colaborar com a capacitação dos alunos, relacionando-os com profissionais de moda da cidade. A estréia foi com a estilista Sandra Lima que conversou sobre eco-moda na noite de quinta-feira (24).

O encontro, gratuito e aberto a interessados, começou com a história de Sandra, uma das primeiras alunas de moda da AD1, em 2005. Mesmo com formação em Pedagogia e responsável por um trabalho no Hospital Regional de Taguatinga com crianças, ela gostava de moda e queria explorar esse sonho.

O sonho virou realidade ao se aprofundar nos estudos e ser escolhida para participar da Capital Fashion Week, já em 2006. O primeiro contato com Márcia Lima foi na apresentação de um projeto que Sandra desenvolvia com as crianças (bijuterias de papel machê). O curador Jum Nakao gostou do resultado e orientou as duas primeiras coleções desfiladas: ‘A última flor do mundo’ e ‘Ovo de Cisne’.

O desfile de abril de 2008, intitulado ‘Mulher Sem Casca’ não teve orientação de Jum. “Infelizmente foi uma edição pocket e tive que me virar sozinha e uma frase dele fez mais sentido neste processo criativo: ‘Os sonhos são necessários, mas para realizá-los é necessário o saber’”, conta.

E isso ela diz ter conseguido realizar: unir o sonho de trabalhar com moda, educação e solidariedade. “Quero seguir meu ideal enquanto eu conseguir e mostrar o ponto de vista solidário da moda, não do consumo como estamos acostumados”, afirma. Por isso, as três coleções já desfiladas foram produzidas com pensamento na sustentabilidade, carregadas de significados e com mensagens de pano de fundo.

Depois de apresentar seu histórico, os presentes tiveram a oportunidade de ver de perto os vestidos numa instalação túnel montada no pátio da faculdade. Ela também ensinou a fazer os broches-bichinhos de retalhos de tecido usados na coleção de inverno.

: : Clique aqui para ver o desfile Inverno 2008 de Sandra Lima

: : Mais workshops

Já entre os dias 5 e 10 de maio a faculdade irá promover o curso de 'Criação e desenvolvimento de calçados'. Com 25 horas, o curso irá abordar temas desde anatomia do pé, ao salto e construção de calçado. As aulas serão ministradas pelo professor Luis Salomão Ribas Gómez, da Universidade Federal de Santa Catarina e terá o valos de R$ 450. (o Finíssimo já conversou com o professor sobre o mercado calçadista no Brasil).

A coordenadora da pós-graduação da Ad1, Ana Luísa Olivete, conta que o curso pretende capacitar pessoas e chamar a atenção para a pós-graduação existente na faculdade. "A maioria das pessoas não conhece a pós-graduação em moda. Essa é uma semente para conscientizar os profissionais que existe um mercado que requer capacitação."

Nenhum comentário: