sexta-feira, agosto 15, 2008

Na semana mundial do combate à Aids, finos posam de laço vermelho no peito

No dia 1º deste mês o Finíssimo amanheceu vermelho. A idéia foi apoiar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, criado em 1988 em Londres. A campanha foi adotada por 140 países. Todos os anos, a Unaids (programa das Nações Unidas para a Aids) define uma estratégia de abordagem a ser adotada em todo o mundo.

O objetivo principal é mobilizar as pessoas para que descubram sua melhor forma de contribuir e auxiliar no enfrentamento da infecção pelo vírus HIV. Este ano a Campanha Mundial de Luta Contra a Aids tem como slogan 'Eu me importo...e você?'.

Como símbolo da luta está o laço vermelho que simboliza a solidariedade e o comprometimento. O projeto foi criado em homenagem às pessoas que morreram ou viviam com a doença e é vermelho pela sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.

Além do laço, outras iniciativas já surgiram para a conscientização e erradicação do vírus

Nos Estados Unidos, Bono Vox, líder da banda U2, uniu várias empresas para arrecadarem fundos para o combate da doença na África. A marca Red, como foi batizada, tem uma porcentagem de suas vendas doada ao fundo. Empresas como American Express, Apple, Motorola, Gap, Empório Armani produzem suas peças em vermelho e lançam campanhas publicitárias para lembrar o problema no mundo.

No Brasil, a marca de cosméticos L’Oréal uniu-se aos cabeleireiros e lançou a campanha 'Cabeleireiros do Mundo Contra a Aids. Quem cuida da beleza cuida da saúde'. Aproveitando o contato do cabeleireiro com pessoas de diferentes faixas etárias e sexo transformando-os em porta-vozes da prevenção e da importância de se evitar o contágio do vírus HIV.

Infelizmente, Brasília ainda não tem uma iniciativa própria. Apenas pequenas Ongs se reúnem para tentar vender artesanatos ou arrecadar dinheiro para apoiar os projetos locais. Ana Abiasafe trabalha com dois destes grupos, Arco-Íris e Transformação. “Tentamos fazer feiras e eventos para vender produtos que ajudem na causa. Mas é muito difícil. Ainda existe muito preconceito”, conta.

O Finíssimo, como quem viu no dia 1º, apóia, sim, a causa. De olho na prevenção e no fim do preconceito, clicamos alguns brasilienses que apóiam a causa e usaram o laço vermelho nesta semana.

Confira:

Tiago Palma

Vitor Machado

Ana Luiza Olivete

Barbara Ávila

Cici Courbis

Maibe Maroccolo

Isabela Geromel

Marcus Barozzi

Fabinho

Armani

iPod

GAP

Motorola

Cristo Redentor

Finíssimo

Nenhum comentário: