O objetivo principal é mobilizar as pessoas para que descubram sua melhor forma de contribuir e auxiliar no enfrentamento da infecção pelo vírus HIV. Este ano a Campanha Mundial de Luta Contra a Aids tem como slogan 'Eu me importo...e você?'.
Como símbolo da luta está o laço vermelho que simboliza a solidariedade e o comprometimento. O projeto foi criado em homenagem às pessoas que morreram ou viviam com a doença e é vermelho pela sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.
Além do laço, outras iniciativas já surgiram para a conscientização e erradicação do vírus
Nos Estados Unidos, Bono Vox, líder da banda U2, uniu várias empresas para arrecadarem fundos para o combate da doença na África. A marca Red, como foi batizada, tem uma porcentagem de suas vendas doada ao fundo. Empresas como American Express, Apple, Motorola, Gap, Empório Armani produzem suas peças em vermelho e lançam campanhas publicitárias para lembrar o problema no mundo.
No Brasil, a marca de cosméticos L’Oréal uniu-se aos cabeleireiros e lançou a campanha 'Cabeleireiros do Mundo Contra a Aids. Quem cuida da beleza cuida da saúde'. Aproveitando o contato do cabeleireiro com pessoas de diferentes faixas etárias e sexo transformando-os em porta-vozes da prevenção e da importância de se evitar o contágio do vírus HIV.
Infelizmente, Brasília ainda não tem uma iniciativa própria. Apenas pequenas Ongs se reúnem para tentar vender artesanatos ou arrecadar dinheiro para apoiar os projetos locais. Ana Abiasafe trabalha com dois destes grupos, Arco-Íris e Transformação. “Tentamos fazer feiras e eventos para vender produtos que ajudem na causa. Mas é muito difícil. Ainda existe muito preconceito”, conta.
O Finíssimo, como quem viu no dia 1º, apóia, sim, a causa. De olho na prevenção e no fim do preconceito, clicamos alguns brasilienses que apóiam a causa e usaram o laço vermelho nesta semana.
Confira:
Tiago Palma | Vitor Machado | Ana Luiza Olivete |
Barbara Ávila | Cici Courbis | Maibe Maroccolo |
Isabela Geromel | Marcus Barozzi | Fabinho |
Armani | iPod | GAP |
Motorola | Cristo Redentor | Finíssimo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário